Dados da B3

Dados da b3 em tempo real ou delay? Entenda quando utilizar as opções

O acompanhamento de dados financeiros da B3 faz parte rotineira na assessoria financeira, guiando os investimentos. Para conquistar bons resultados com as movimentações, é importante saber onde checar as informações e como fazê-las. Você acessa dados da B3 em tempo real ou delay para fazer as indicações de investimentos ou recorre a relatórios em delay? […]

Por Rhaylene Nogueira

08 junho 2022 - 09:00 | Atualizado em 12 julho 2022 - 15:44


Dados da b3 em tempo real
Dados da b3 em tempo real

O acompanhamento de dados financeiros da B3 faz parte rotineira na assessoria financeira, guiando os investimentos. Para conquistar bons resultados com as movimentações, é importante saber onde checar as informações e como fazê-las. Você acessa dados da B3 em tempo real ou delay para fazer as indicações de investimentos ou recorre a relatórios em delay?

A maneira como um assessor interage com os dados afeta diretamente a assertividade dos resultados. Ele precisa fazer uma análise técnica para identificar o melhor momento para os investimentos, então é fundamental contar com estratégias e tecnologias para essa missão.

Nesse contexto, qual é a diferença entre acompanhar os dados da B3 em tempo real ou delay? Há uma forma mais indicada para acompanhar os índices? É o que vamos explicar neste artigo. Veja a seguir!

 

B3 e os dados em tempo real

Quem trabalha no mercado financeiro sabe a importância da B3 para o retorno sobre os investimentos. Trata-se da bolsa de valores oficial no mercado brasileiro e, quanto mais conhecimento sobre o tema, maiores são as possibilidades de maximizar os ganhos de investimentos. Para isso, o acompanhamento dos dados em delay ou tempo real tem papel de destaque.

O famoso sobe e desce das ações é o que define quanto as receitas vão gerar de retorno. Portanto, não basta apenas checar o valor de uma ação para fazer os lances. É preciso ter o “feeling” para fazê-los no momento certo, com agilidade e precisão nas compras e vendas.

Há vários fatores internos e externos que afetam os valores de uma ação, seja a saúde financeira da empresa/ativo ou até a situação econômica do país. O bombardeamento de informações dentro de um contexto factual, então, afeta diretamente as possibilidades de ganho. Por isso, os dados em tempo real são essenciais nas avaliações.

Por outro lado, os dados em delay também têm sua função. Enquanto o acompanhamento em tempo real permite ter o conhecimento adequado para fazer os melhores movimentos ao longo do dia, os dados da base histórica permitem fazer simulações. Esse é um caminho para entender quais serão as próximas movimentações de um ativo, ganhando previsibilidade sobre os investimentos. 

Independentemente do formato, o assessoramento de sucesso é aquele que faz o investidor encontrar as melhores oportunidades para elevar sua receita e minimizar as perdas com ações em desvalorização. 

 

Por que lidar com dados em tempo real?

Acompanhar as movimentações de dados da B3 em tempo real pode ser a melhor forma de garantir assertividade nos investimentos. O grande diferencial é poder observar as oscilações no momento em que elas ocorrem, permitindo aprimorar as técnicas de investimentos.

No trade, os valores mudam muito rapidamente e um investimento que rende bons frutos pode ser um péssimo negócio em menos de 10 minutos. Por isso, o assessor precisa de dados atualizados para fazer suas análises e indicações. A habilidade em tomadas de decisão rápidas é a chave para o sucesso no desempenho financeiro da bolsa.

Assim, faz todo o sentido recorrer aos dados em tempo real. Ao se transformar em uma rotina, o assessor se adapta melhor às tendências de mercado e ganha poder de previsibilidade para indicar as melhores ações da bolsa.

Embora os dados em delay ajudem na previsibilidade, nada mais confiável que dados reais que mostram o que está em alta. Nesse sentido, apenas observar a base histórica é um caminho de menor maleabilidade para entender o que está em alta ou em queda no mercado.

 

Usando tecnologia para analisar a B3 em tempo real

Se os dados em tempo real são a melhor forma de maximizar os lucros com sucesso, o assessor precisa saber como consultá-los. O método mais utilizado para acompanhar a movimentação do mercado financeiro é a análise técnica, que observa o gráfico de variação de uma ação ao longo do tempo.

A avaliação deve ser feita com cautela e de forma constante. E é aí que entram as ferramentas tecnológicas. Para aperfeiçoar as práticas de trading, o assessor deve contar com sistemas especializados, capazes de apresentar os dados em tempo real.

No mercado financeiro, existem diversas aplicações que se conectam às plataformas tradicionais para extrair as informações atualizadas da B3. Elas trazem gráficos com precisão para fazer as análises e até acompanhar ações internacionais, como Dow Jones e Nasdaq.

Inclusive, as mais completas trazem opções adicionais, como simuladores para testar as estratégias de investimentos conforme o histórico do ativo. Esse tipo de funcionalidade ajuda a validar suas hipóteses, desenvolvendo maior confiança na hora de realizar as movimentações.

Portanto, ter acesso a uma tecnologia apropriada é o caminho mais indicado para proporcionar uma boa previsibilidade dos índices da bolsa. Você ganha segurança ao observar os momentos de alta, queda ou estabilidade das ações. Somente com dados em tempo real, é possível ter uma visão precisa para indicar como fazer movimentações.

 

Conheça as APIs da B3 para dados em tempo real

As APIS do Market Data Cloud são ideais para obter informações financeiras em tempo real para projetos financeiros. Nossas soluções permitem traçar gráficos com análises em tempo real e com base histórica, além de importar dados para planilhas do Excel.

Outro fator interessante é a possibilidade de integrar os dados em sites e aplicativos. As ferramentas são compatíveis tanto com desktop quanto com smartphones, ampliando a experiência do usuário, com conforto e conveniência.

São 3 soluções diferentes que proporcionam alta estabilidade e baixa latência. Nossas APIs estão disponíveis para aplicações de qualquer linguagem e sistema operacional, em versão de avaliação gratuita com 7 dias para testar.

API Rest

Solução Web Service que difunde o Market Data no formato XML ou JSON. É uma solução de requisição e resposta, ou seja, sempre que precisar de uma informação, deverá requisitar ao Web Feeder.

API Socket

Solução streaming que entrega cotações, book de ofertas (completo e resumido) e times & trades (negócios realizados) da B3.

WebSocket

Fornece sinal de Market Data em que o recurso de cotação é entregue em streaming e em XML/JSON. Disponível para os mercados B3 e Moedas.

Com as APIs do Market Data Cloud, você tem um suporte on-line pronto para lhe atender sempre que precisar, com os dados em tempo real sobre a B3. Conte com as melhores ferramentas de trading do mercado: fale com nossa equipe e acelere sua transformação no mercado financeiro!