Mercado Financeiro

Notícias do mercado financeiro: como analisá-las?

Estar bem-informado sobre o mercado de ações nem sempre é fácil. Nos principais noticiários, o tema costuma ocupar poucos minutos, informando apenas se a bolsa teve queda ou alta, seguido de um resumo sobre a cotação do dólar. Isso não é, nem de longe, o ideal para quem quer saber sobre as notícias do mercado […]

Por Thamara Araujo

13 julho 2022 - 09:00 | Atualizado em 20 junho 2022 - 17:18


notícias do mercado financeiro
notícias do mercado financeiro

Estar bem-informado sobre o mercado de ações nem sempre é fácil. Nos principais noticiários, o tema costuma ocupar poucos minutos, informando apenas se a bolsa teve queda ou alta, seguido de um resumo sobre a cotação do dólar. Isso não é, nem de longe, o ideal para quem quer saber sobre as notícias do mercado financeiro.

Nesse sentido, destacam-se os jornais especializados. Esses veículos trazem análises completas e muito bem comentadas. Contudo, não têm a agilidade que os investidores podem precisar.

Dependendo do momento, é preciso entender como determinada ação está se comportando — e não ler uma análise no dia seguinte, explicando as causas e as consequência de uma queda.

É por isso que muitas pessoas estão recorrendo à análise de dados para tomar decisões mais seguras, por meio de sistemas como o Market Data Cloud.

 

A importância de obter notícias do mercado financeiro

O mercado de renda variável é lido pelos leigos como perigoso. Isso não é verdade. Ele é, sim, dinâmico e altamente volátil. No entanto, o perigo está na desinformação, nos tiros dados no escuro — e isso pode levar qualquer um a ter prejuízos, mesmo na renda fixa.

Ao obter análises de dados confiáveis, em tempo real, o investidor reduz consideravelmente os riscos de sua empreitada. É verdade que os dados sozinhos não podem garantir o sucesso de ninguém. Por outro lado, todos sabem que ignorá-los é aumentar os riscos da transação, de forma incrivelmente desnecessária.

 

Entendendo o funcionamento do Market Data Cloud

O Market Data Cloud é um sistema desenvolvido para gerar análises mercadológicas de forma rápida e segura. Além disso, ele permite a negociação de ativos e a integração dessas soluções com outras plataformas. Não se trata apenas de uma ferramenta de análise, mas, também, de um poderoso sistema de gestão.

Isso é importante por tornar a negociação mais simples de ser realizada, uma vez que o investidor consegue identificar, rapidamente, tendências de mercado e, depois de analisar esses dados, pode vender ou comprar ativos de forma segura, por meio de uma plataforma fácil de ser usada.

 

Fast Trader

O Fast Trader é uma das soluções que podem ser integradas ao Market Data Cloud. Nele, o investidor consegue comprar e vender ativos rapidamente. Quem atua no mercado de ações sabe o quanto esse tipo de agilidade é importante para que os investidores obtenham maiores margens de lucro ou evitem prejuízos, em casos de baixas repentinas.

Essa solução também analisa o efeito que grandes volumes de negociações tiveram no mercado, ajudando o investidor a entender possíveis tendências, preparando-se para elas.

Por fim, esse sistema ainda apresenta gráficos completos, que ajudam o usuário a visualizar de forma eficiente os dados gerados pelas notícias do mercado financeiro, tornando a compreensão dessas informações mais simples de ser feita.

 

Bookmap

Com foco na liquidez do mercado, essa ferramenta ajuda o investidor a lidar com os chamados “candlesticks”, ou seja, as representações gráficas das variações de preço de um ativo.

Entender essas variações ajuda o investidor a compreender o potencial daquele ativo ao longo do tempo, a sua fragilidade em relação a dados macroeconômicos relacionados às notícias do mercado, entre outros.

 

Dados sobre commodities agrícolas

Não são apenas informações sobre empresas que podem ser obtidas com o Market Data Cloud. Dados relacionados ao mercado de commodities agrícolas também podem ser processadas usando as ferramentas desse sistema. 

Isso traz mais segurança aos comerciantes, fazendo com que tanto a compra, quanto a venda desses produtos seja feita de forma segura e por um preço adequado.

Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fazer usando ferramentas de análise de dados, como as oferecidas pelas APIs do Market Data Cloud. Ter acesso às informações de mercado é essencial, mas poder analisá-las com agilidade, por meio de gráficos eficientes, poder exportar e processar esses dados em planilhas ou softwares é muito melhor.

Dessa forma, é possível conhecer muito mais sobre o mercado financeiro, entendendo as suas variações e compreendendo como elas podem gerar boas oportunidades de negócios. 

Isso é algo que apenas a análise de dados pode fazer por você — e facilitar todo esse processo, com uma API com eficiência comprovada, dará a você a chance de obter dados altamente relevantes sobre as movimentações e notícias do mercado. 

Agora que você já conhece a melhor forma de analisar os investimentos, conheça mais sobre o mercado financeiro.