API End-Of-Day
Serviço que disponibiliza em FTP um arquivo contendo os valores de
Fechamento de todos Ativos. A base é ajustada.
A API Rest é uma API de Market Data da modalidade webservice que fornece sinal de dados do mercado financeiro diretamente da bolsa de valores por meio de aplicação web, focada especificamente em oferecer dados de cotação de ativos.
Com a API Rest, o acesso para a base de dados da bolsa de valores, ou seja, o acesso aos recursos de cotação acessados pela ferramenta se dá por meio do formato HIT de requisição e resposta. Algumas das informações que ela oferece incluem atualização de preços, abertura e fechamento, máxima e mínima (OHLC), entre outras.
Por meio da linguagem XML ou JSON, a API Rest acessa aplicações de back-end, de acordo com os objetivos de negócio do cliente. Ela é indicada para aplicação em sites, portais, aplicativos e aplicações gerais de internet.
REST é uma abreviatura para Representational State Transfer, ou no português, Transferência de Estado Representacional. Essa interface de programação de aplicações é assim classificada porque segue restrições da arquitetura REST integrados com serviços web.
A API Rest é um modelo de arquitetura de integração que fornece dados em formato padrão no qual a manipulação de recursos disponíveis ao cliente é feita por protocolos HTTP, e sua função é mapear os elementos da aplicação e restringir as requisições, de forma que elas atendam às diretrizes da própria arquitetura.
A API Rest se resume, então, em um conjunto de boas práticas para a API para mercado financeiro, para realizar requisições HTTP em aplicações web e conectar dados do mercado de ações para sites e plataformas de empresas parceiras.
As principais requisições que ela pode fazer são: Criação de dados no servidor (Post); Leitura de dados no servidor host (Get); Atualização de registros de informações (Put) e Exclusão de informações registradas (Delete).
Por conta dessas configurações, a API é bastante utilizada no dia a dia de programadores, porém a API Rest do Market Data Cloud também pode ser utilizada por outros tipos de perfis de profissionais envolvidos com dados da bolsa de valores, por exemplo:
• Desenvolvedores: profissionais com interesse ou conhecimento em investimentos e operações na bolsa que procuram se desenvolver na área, iniciar projetos com operações da B3 utilizando a integração de dados ou trabalham para empresas ou investidores que têm esses objetivos.
• Redistribuidores: profissionais com conhecimento em finanças que trabalham com a redistribuição de dados da bolsa para clientes ou uso interno, por exemplo, para análise e gestão de carteiras de investimento, ou gerenciamento de riscos de perdas.
A solução é voltada tanto para empresas quanto para investidores pessoas físicas que tenham como objetivo redistribuir cotações de ativos da bolsa de valores para clientes ou internamente, para projetos próprios.
A API Rest é voltada para a criação de serviços disponibilizados na web, e tem como objetivo oferecer a comunicação entre aplicações para estabelecer acesso e conexão de dados e informações com agilidade e segurança.
Dentro da arquitetura da API Rest do Market Data Cloud temos: a clara divisão do banco de dados entre a interface do usuário e o servidor, sem dependência entre elas; a interoperabilidade e uniformidade nas interfaces cliente-servidor; cobertura completa de informações das requisições acionadas e cache para otimização do tempo de resposta e melhoria de performance na comunicação entre aplicações.
A API Rest pode ser utilizada em aplicações mobile, web, IoT (internet das coisas) e qualquer interface web em que a forma de atualização das informações seja feita a partir de novos comandos pelo usuário.
Algumas formas de integração de dados da bolsa de valores da API Rest do Market Data Cloud são:
• Sites;
• Redes Sociais;
• Planilhas integradas;
• Aplicativos Mobile;
• Web Apps (Aplicações pelo próprio navegador);
• Plataformas de mensagens instantâneas (Ex.: WhatsApp);
• Serviços de armazenamento de dados (Ex.: Google Drive).
Ao usar uma API Rest, é possível aproveitar de uma grande melhoria no fluxo de acesso a dados da bolsa de valores. Isso acontece porque as APIs Rest são flexíveis, leves e de fácil implementação, permitindo melhorar seus resultados com uma metodologia ágil de integração.
As linguagens de programação da API Rest mais utilizadas no momento da implementação são JSON e XML, e isso pode variar de acordo com o objetivo da aplicação da ferramenta ou do local em que se deseja aplicá-la.
As principais características sobre as funcionalidades e integrações da API Rest são: ela é de fácil e rápida integração, seu sinal é do tipo Request/Response, e as informações podem ser adquiridas em tempo real ou em delay.
Confira abaixo as principais informações de cotação que a integração com a API Rest oferece:
• Bovespa;
• BM&F;
• Moedas;
• Indicadores.
As principais vantagens da API Rest incluem a separação entre as aplicações de front e back-end, o que é um passo importante para a proteção de dados; uma maior eficiência e facilidade no desenvolvimento dessas aplicações, já que a solução garante acesso a bancos de dados de diferentes servidores; e por fim, a implementação de funcionalidades novas e multiplataformas ao site.
Preencha o formulário e receba o contato de um especialista!
APIs de Market Data em tempo real com informações financeiras para os seus projetos, apps e sistemas.
Fale com o nosso time de especialistas para descobrirmos juntos a melhor solução para você
FALAR COM UM ESPECIALISTA